Divagações sobre a escrita

Não tenho nada a dizer. O som de minha máquina é macio. Que é que eu posso escrever? Como recomeçar a anotar frases? A palavra é o meu meio de comunicação. Eu só poderia amá-la. Eu jogo com elas como se fossem dados: adoro a fatalidade. A palavra é tão forte que atravessa a barreira do som. Cada palavra é uma idéia. Cada palavra materializa o espírito. Quanto mais palavras eu conheço, mais sou capaz de pensar o meu sentimento. Devemos modelar nossas palavras até se tornarem o invólucro mais fino dos nossos pensamentos.

(Clarice Lispector - A descoberta do mundo Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984)

... De qualquer forma o prazer não implica facilidade, ele é trabalho e procura e construção: o prazer da escritura não se separa do prazer da leitura. Quem escreve é o primeiro leitor de si próprio. 

(Joaquim Brasil - O impossível prazer do texto - Leitura: Teoria & Prática, ABL/UNICAMP, 1993, no 22)

Você sabe que as palavras nos singularizam enquanto seres capazes de razão, de emoção, de imaginação... e, quando comunicamos nossas mensagens, seres plenamente capazes de linguagem.

O vocabulário na prova do Enem


Cada um de nós se pergunta a cada situação de mudez, de impotência diante dos sentimentos e pensamentos que buscam sair do limbo, que precisam traduzir-se em opiniões, argumentos, histórias, enfim, em intervenções na realidade. E, no entanto; sabemos a resposta: as palavras estão dentro de nós, elas nos revelam à medida que vencemos os bloqueios e as camisas-de-força que as reprimem.



Aqui, vamos procurar reconquistar nossas palavras. Aquelas palavras que fogem, quando é preciso redigir. As palavras com as quais - se souber articulá-las - você povoa o mundo de sua humanidade, de sua competência, da especificidade que possui, enquanto produtor de um texto próprio. O texto próprio é aquele que não se confunde com nenhum outro, embora obedeça a técnicas e orientações comuns.

Pensando especificamente na linguagem escrita, a proposta deste trabalho consiste justamente em apresentar técnicas e orientações sobre redação, conjugando-as com a necessidade de originalidade.

Talvez a mais importante de todas, num mundo cada vez mais massificado, mais achatador das diferenças, e, portanto, mais pobre de dizeres expressivos. O objetivo primordial é orientar, do ponto de vista técnico e criativo, a prática da escritura do texto, em suas diversas modalidades e contextos de produção, para qualquer situação em que seja necessário redigir, e também para o exercício da linguagem escrita enquanto atividade vital da Expressão e da Comunicação humanas.

Portanto, se gostar da apostila, se a manusear a cada consulta com maior familiaridade, você com ela vai se sentir seguro, se saber capaz de enfrentar as redações que Ihe são solicitadas nos exames vestibulares, nos concursos, nos desafios profissionais, no diaa-dia da escola, do trabalho, dos relacionamentos.

Trata-se, enfim, de uma apostila para a vida, para deflagrar algo que lhe pertence e que busca espaço de expressão, dentro de você: a sua linguagem, os seus pontos de vista, a 2 descoberta da travessia rumo ao amadurecimento de sua capacidade de interlocução que se dá pelas palavras que tem; reinventadas. Escrevendo com gosto, com imaginação motivada pelo desejo, provavelmente você escreverá melhor e mais expressivamente, do que se optar por fórmulas prontas, pensando apenas em supostas facilidades.

A sabedoria está em conjugar lucidez e poeticidade, lógica e criação. Pensar criadoramente, com lógica; criar logicamente, com imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário